Crença, Fé e Religião

Evangelho de Marcos

Em primeiro lugar, a palavra EVANGELHO indica o feliz anúncio, a Boa-Nova que Deus anuncia aos homens por meio de seu Filho.
Marcos põe em relevo que Jesus é o Messias anunciado pelos profetas e único Filho do Pai por natureza. Vamos assim, que em poucas palavras Marcos explica que EVANGELHO é o próprio Jesus de Nazaré, enquanto é o Messias que traz o Reino e o faz como compete ao Filho de Deus.
O primeiro versículo de Mc enuncia as duas teses que vai demonstrar: Jesus é o cristo (1,1-8,29), e Jesus é o Filho de Deus (8,30-15,39).

O batismo de água proclamado por João Batista em face do batismo do Espírito Santo de Jesus

      Batizar no Espírito Santo faz referência ao batismo que Cristo vai instituir e marca a diferença com o batismo de João. O batismo de João só significa a graça, como tantos outros ritos do Antigo Testamento; já no Batismo cristão, instituído por Nosso Senhor, o rito batismal não somente significa a graça, mas a causa eficazmente, isto é confere.
Portanto, o batismo de Jesus é a manifestação publica de Jesus como Filho de Deus e como Messias, e está ratificado com a presença da Santíssima Trindade.

O Espírito leva Jesus ao deserto




   Era crença em Israel que o deserto seria lugar de ação messiânica, e que de alguma maneira se repetiriam nos dias messiânicos as experiências do êxodo. Por isso, este morar entre as bestas selvagens relaciona-se com as serpentes de fogo do deserto (Dt 8,15; 32,10) e com a alienação prodigiosa do maná (Dt 8,3; 29,5), chamados nos LXX e nos Livros Sapienciais de o Pão dos Anjos (Sl 78,24s; SB 16,20s). Este trecho de Marcos vem indicar a vitória de Jesus sobre Satã, e apresenta também a constante proteção divina que é expressada pelo serviço dos anjos no final das tentações. A alusão ás feras evoca também o ideal messiânico, anunciado pelos profetas, de um retorno à paz (cf. Is 11,6-9).

De volta!!!
Esta semana sentir a vontade voltar a escrever para vocês que lêem o Jornal Tribuna Independente, um dos motivos foi a saudade de passar as minhas palavra e os meus pensamentos para aqueles que gozavam o seu tempo lendo esta coluna que trata de diversos assuntos principalmente no que tem relação com a religião e outro grande motivo foi pelos pedidos dos leitores que sempre perguntavam se não teria mais a minha coluna.
Cardeal Van Thuan, Testemunha de Esperança.
Estando de volta vou dedicar esta coluna ao homem que tem um exemplo de vida por sua esperança, este homem foi a mim apresentado na homilia do Bispo da Diocese de Mossoró Dom Mariano, no Congresso da Renovação Carismática do Rio Grande do Norte, neste ultimo final de semana onde aconteceram muitas bênçãos e uma delas foi ter o prazer de ouvir a historia daquele homem que teve como lema de vida a esperança que enche de amor o momento presente. O Cardeal vietnamita Francisco Xavier Nguyem Van Truan foi mantido prisioneiro pelo regime comunista durante 13 anos, 9 dos quais em total isolamento, não ficou de “braços cruzados” esperando a libertação, ao contrário, com a criatividade própria do amor, fez-se amigo dos carcereiros, construiu para si um crucifixo, celebrou a eucaristia clandestinamente e escreveu três livros depois de uma vida luminosa, morreu vitimado pelo câncer em setembro de 2002, mas o que mais marcou a sua história é a questão dele ser apaixonado pelos defeitos de Jesus dito no seu livro “Testemunhas da Esperança”, ele destaca 5 defeitos em Jesus:
·         1º Defeito: Jesus não tem memória
No calvário, no auge da indescritível agonia, Jesus ouve a voz do ladrão à sua direita: “Jesus, lembra-te de mim quando estiveres em teu Reino”. Se fosse eu, teria respondido: “Não vou esquecê-lo, mas seus pecados devem ser pagos por longos anos no purgatório”. No entanto, Jesus respondeu: “... hoje estarás comigo no paraíso”. Jesus esqueceu todos os crimes desse homem.
·         2º Defeito: Jesus não “sabe Matemática
Se Jesus tivesse se submetido a um exame de matemática, por certo teria sido reprovado... “Um pastor tinha 100 ovelhas. Uma se extravia. Ele, imediatamente, deixa as 99 no redil e vai em busca da desgarrada. Reencontra-a, coloca-a no ombro e volta feliz”.
Para Jesus, uma pessoa tem o mesmo valor de noventa e nove e, talvez, até mais. Quem aceita tal procedimento? Sua misericórdia se estende de geração em geração...
·         3º Defeito: Jesus desconhece a lógica
Uma mulher possuía 10 dracmas. Perdeu uma. Acende a lâmpada; varre a casa... procura até encontrá-la. Quando a encontra convida suas amigas para partilhar sua alegria pelo reencontro da dracma... (Lc 15,8-10)... de fato, não tem lógica fazer festa por uma dracma... O coração tem motivações que a razão desconhece... Jesus deu uma pista: “Eu vos digo que haverá mais alegria diante dos anjos de Deus por um só pecador que se converte...” (Lc 15,10).
 4º Defeito: Jesus é aventureiro
Executivos, pessoas encarregadas do “marketing das empresas”, levam em suas pastas projetos, planos cuidadosamente elaborados... Em todas as instituições, organizações civis ou religiosas não faltam programas prioritários; objetivos, estratégias...
Nada semelhante acontece com Jesus. Humanamente analisando, seu projeto está destinado ao fracasso.
5º Defeito: Jesus não entende de finanças nem economia
Se Jesus fosse o administrador da empresa, da comunidade, a falência seria uma questão de dias. Como entender um administrador que paga o mesmo salário a quem inicia o trabalho cedo e a outro que só trabalha uma hora? Um descuido? Jesus errou a conta? ...
Por que Jesus tem esses defeitos? Porque é o Deus da Misericórdia e Amor Encarnado. Deus Amor. Portanto, não um amor racional, calculista, que condiciona, recorda ofensas recebidas. Mas um amor doação, serviço, misericórdia, perdão, compreensão, acolhida... Em que medida? Infinita.
Os defeitos de Jesus são o caminho da felicidade. Por isso, damos graças a Deus. Para alegria e esperança da humanidade, esses defeitos são incorrigíveis.
Cardial Van Thuan (1928-2002)
Bispo Dom Mariano no X Congresso da Renovação Carismática Católica do Rio Grande do Norte dia 29/08.

Grupo de Oração São Miguel Arcanjo no Congresso estadual junto com o Pregador Wellis.


Lista dos símbolos aplicados ao Espírito Santo
Água
Jo 7:38-39/Jo 4:14 – Ele vivifica
O Espírito Santo está simbolizado como Água, por que Ele vivifica e a Água é algo indispensável para ter vida e essencial para existência assim como o Espírito Santo.
Óleo/Azeite
Lc 4:18/ At 10:38/ II Cor 1:21/  I Jo 2:20 – Que Ele ilumina e prepara para o serviço de Deus.
O Espírito Santo é comparado com Óleo por ser o produto usado para ungir e ter a iluminação a serviço de Deus.
Pomba
Mt 3:16/ Mc 1:10/ Lc 3:22/ Jo 1:32 – A sua pureza.
O Espírito Santo está relacionado à Pomba por ter também relação com o batismo, e São Cipriano diz que o Espírito Santo veio em forma de pombo por se tratar de uma ave alegre, simples e por não ter fel.
Selo
II Cor 1:22/ Ef 1: 13 e 4:30 – A sua garantia da nossa redenção.
Assim como na Bíblia o Catecismo da Igreja Católica (698) diz que este símbolo está próximo do da unção, por que indica o efeito do Espírito Santo no Sacramento do Batismo, pois  marca quem recebe e da posse a quem coloca. 
Vestimenta
Lc 24:49 – Cobri de santidade
O espírito Santo vem para dar poder e santifica todos aqueles que estavam e estará a sua espera.
Penhor
II Cor 1:22 e 5:5/ EF 1:14 – Ele nunca falha.
Em algumas Bíblias a palavra é traduzida como “garantia”, pois Deus não nos da o Espírito somente como selo, mas também garante que não vai falhar.
Servo
Gn 24 – Esta sempre pronto a nos servir.
           
I Cor 2:11 descreve a inteligência do Espírito Santo
Só no Espírito Santo encontramos a revelação de Deus, pois só por Ele e nEle é que possamos chegar a entender os verdadeiros ensinamentos de Deus.
Provas de que o Espírito Santo é um pessoa 
A Palavra de Deus fala a seu respeito do Espírito Santo coisas que somente uma pessoa faria não uma força ou coisa: Ele ensina (1Co 2.13);Tem conhecimento (1Co 2.10-11);O Espírito Santo intercede pelos santos (Rm 8.27);Ele se entristece (Ef 4.30); Tem vontade própria (1Co 12.11); Ele guia (Jo 16.13); Convence do pecado (Jo 16.8); Ele nos ajuda (Rm 8.26); Pode mentir para Ele (Atos 5.3) e pode ser resistido(Atos 7.51). Lembrando que no NT usam um pronome masculino para se referir ao Espírito, apesar do pronome grego para isso ser neutro.
At 13:1-3       
Em Atos capitulo 13 versículos de 1 a 3 Lucas sita 5 Lideres da igreja de Antioquia e o Espírito Santo fala para que separe “Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”, mas esta separação não eé de realacionamento e sim um pedido para ser atendido o chamado da evagelização não só naquela Igreja , mas em todas as partes.
Atos pessoais do Espírito Santo
Ele perscruta as profundezas de Deus; Ele fala; Ele dá testemunho; Ele intercede; Ele Ensina; Ele Guia e Conduz; Ele chama Homens e os comissiona e  Ele convence o mundo.
Argumento que o Espírito Santo é impessoal
Por causa dos nomes e símbolos usados a respeito do Espírito Santo, como: Fôlego, vento, poder, azeite e água (Jo 3: 5-8/ Jo 20:22/ I Jo 2:20/ Ef 5:18/ I Tss 5:19). Pela fato de nem sempre esta relacionado ao Pai e ao Filho(I Tss 3:11) e pelo fato da palavra “Espirito Santo” ser neutra em grego “pneuma”.  
Brenda Carvalho parabens Minha aluna querida pelas vitorias e por representar os mikaelesse em Natal.

Parabéns Pedro Paulo que Deus possa te abençoar neste mais um ano de vida com muita felicidade. Na foto com Netinho (em pé) e comigo.

Rafael esta semana passada completou mas um ano de vida, que o Espírito Santo ilumine seus passos.