segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PRINCIPAIS CONTROVERSAS TEOLÓGICAS SURGIDAS NO CRISTIANISMO COM RESPEITO À GRAÇA

Antes de surgir o cristianismo provavelmente, já existia alguma discussões sobre à graça. Essas discussões se fortaleceram com a conversão de muitas pessoas ao cristianismo, onde muitos cristãos recém-convertidos estavam preocupados com o perdão dos seus pecados oferecido pela graça, do que com a transformação interior que esta lhes oferecia. Muitos ainda permaneciam com os velhos costumes pagãos.

Do ponto de vista da doutrina do Pelagianismo formentada por Pelagio, Monge Bretão do século IV, ele eliminava a eficácia da graça divina. Para ele o homem não necessita de aguda divina para observar os mandamentos, o homem pode ser sem pecado e somente com o livre-arbítrio cumprir os mandamentos defendia também que a liberdade humana nada sofreu em conseqüência do pecado de adão.

O Calvinismo defende que os homens já nascem depravados, que somos escolhidos por Deus independente de merecermos, e entre outras coisas para o calvinismo a graça de Deus é irresistível. Prega que “uma vez salvo, salvo para sempre” Calvino acreditava assim como os seus súditos que o homem é predestinado a ser salvo (vida e eterna) ou perdido (morte eterna).

A doutrina do Arminianismo elabora pelo Teólogo Jacobus Arminius veio para confortar à teologia da predistinacionista de João Calvino. Segundo o arminianismo o ser humano não tem capacidade de crê, precisa da assistência da graça divina e A Graça pode ser resistida. Essa doutrina é semelhante a dos pais pré-agostinianos e bastante próxima a de John Wesley.

Martinho Lutero um grande reformador e teólogo, em seu tempo estava bem preoculpado com alguns de seus segudores, muitos estavam enfatizando mais a graça e desprezando a Lei, já outros pregavam a Lei e desprezava a graça. Lei e Graça quando juntas, paralelas assim como o pecado e perdão.

Lutero, começou a descobrir as verdades dentro das Sagradas escrituras percebendo os muitos erros que a igreja pregava, um destes foi as indulgências pagas para a obtenção de perdão e salvação.

Ao fazer determinado sacrifício Lutero ouviu como voz em sua mente dizendo-lhe: “O justo viverá pela fé” (RM 1:7). Desde então passou a pregar que se é salvo pela graça transformadora de Cristo e não por obras e meritos pessoias.

Perseguido pelos os maiorais da igreja Lutero nunca desistiu de sua fé e de falar daquilo que descobriu e acreditava.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido irmão Klebson, Paz e Bem da parte de nosso Senhor Jesus Cristo!
Seja bem vindo ao Blog"FSICMES".
Estou postando um comentário em seu blog sobre esta enquete apresentada, não querendo que o irmão me leve a "mal". Más porque senti um pouco incompleto em alguns pontos.
Você comenta sobre o cristianismo e a Graça, mas não faz referência aos documentos da Igreja Católica, onde explica-se que a salvação é mediante a fé, porém a fé sem a vivência do evangelho, e por consequência a pratica das boas obras, é infrutífira.
O amigo comenta sobre o grande Martinho Lutero, e sobre indugencias e erros doutrinários. Primeiro a Igreja conduzida pelo Espírito Santo não erra em sua Doutrina! Este problema não foi de doutrina da Igreja, más sim um problema particular na região onde vivia Lutero.
Lutero tinha toda a razão de como bom cristão alertar os erros, porém errou ao questionar pontos sérios onde ele deixou que erros humanos fossem maiores que a graça de Deus. Questionou pontos irrefutáveis da fé. Errou gravemente infelismente.
Além disso meu irmão, Martinho não reformou, e sim deformou, pois jogou fora 1500 anos de doutrina, ensinamento, de fé, fé conquistada pelo sangue de crianças, jovens, homens e mulheres, que defenderam a Igreja, porque inspirados pelo espiríto tinha a plena certeza, Deus não erra!.
Você comenta a frase que Lutero Recebeu num dado momento" o justo viverá pela fé" de Fato, mas fé no que? em seus pensamento e emoções, ou fé em Cristo que Disse " Tú és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei A Minha Igreja", fé em crêr que Deus esta sempre a frente.
Jesus também foi inúmeras vezes interpelado por palavras biblícas:
"lança-te daqui para baixo, pois esta escrito a teu respeito: Dei ordens a teus anjos para que te guardem em teus caminhos, para que não machuques teus pés..."
Pense nisso, sem dúvida Lutero era um grande homem, que podia ter feito muito para Deus com seus dons, más justamente por ser bom, o diabo buscou um meio de engana-lo, retirando-o da videira.
Nao me tome como algum fanático, mais busque um pouco mais nos documento verdadeiros da Igreja Católica, e não nas palavras de quem não a conhece, e verás o tesouro guardado por Deus para você, como Jesus mesmo mencionou" um homem encontrou um grande tesouro, vendeu tudo o que tinha , e foi comprar aquelas terras, ..."
Amado de Deus, um grande hósculo da paz a você, que o Espírito Santo de Deus lhe ilumine no caminho e seguimento de Jesus Cristo, Deus e Senhor Nosso, Amém!
Paz e Bem!
Jefferson.