sexta-feira, 29 de julho de 2011

PRECONCEITO RACIAL

O preconceito racial tem atingido formas diferentes ao longo de toda a historia. Na antiguidade os povos eram divididos em vencedor e cativo, independente da cor de sua pele, este quadro mudou com a colonização das Américas e do “Continente Negro”.

Enquanto o Continente Africano estava sendo colonizado, os negros estavam sedo considerados nativos, sendo tratados como pessoas iguais. Mas quando estes colonizadores desembarcaram na Terra de Santa Cruz, avistaram os índios, também nativos, então se questionaram: “quem fará o trabalho braçal?”. Pois a igreja no período das Grandes Navegações não permitia o nativo ser tido como escravo.

Desta forma foi tomada a desculpa de que os Índios e os Negros eram de “raça” inferior, tiveram a ideia de considerar os índios como filhos do Brasil e não os-escravizaram, e nem deram boas condições para manterem-se nas terras onde já viviam. Assim começar o trafico escravo, em navios superlotados sem a mínima preocupação com as condições nas quais eles viajavam, os negros foram entregues ao Brasil.

Nas mãos dos Senhores portugueses os negros, fizeram todos os trabalhos pesados, sem ter nenhum direito somente deveres, esta vida escrava durou algum tempo. Somente depois da Lei Aurea assinada por Dona Isabel, Princesa Imperial Regente do Brasil, que quis de alguma forma ajudar, mas repetiu o erro dos colonizadores que deu a liberdade, mas lhes faltaram as condições necessárias para viver esta nova etapa.

Hoje os erros do passado tentam ser consertados, mascarando a discriminação ou preconceito racial, sendo que este ato é agir de maneira diferente com outro grupo ou raça, a maquiagem para esconder os traumas históricos o Ministério da Educação cria cotas para os cursos superiores, dando a se entender da falta de capacidades que este grupo de pessoas poderia ter.

Somos todos da mesma espécie, temos diferença: na raça e na etnia, mas não deixamos de ser seres-humanos, devemos usar a historia como um ensinamento e não como um erro, pois as cicatrizes dos erros são escondidas ou cobertas e os ensinamentos servem para ser compreendidos, levando a consciência de não serem mais cometidos.

Nenhum comentário: