sexta-feira, 29 de julho de 2011

A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

A revolução tecnológica tem uma ampla visão, pois o homem sempre buscou a tecnologia e com isto a mudança de seus hábitos e costumes, desde a descoberta do fogo, no período da pedra lascada, aprendendo com a arte na manipulação dos metais chegando as maquinas.

O primeiro passo foi o fogo, depois aprenderam a fundir os metais encontrados em estado naturais, com eles criaram utensílios e armas, pode-se considerar que ele estava revolucionando tecnologicamente o seu mundo social, haja vista que, com o domínio das técnicas de manuseio dos metais, contribuiu para a modificação da vida em todo o planeta.

Com o advento da Internet (web), houve uma verdadeira reviravolta nos conceitos de comunicação, tanto material – instrumentos e equipamentos – quanto formalmente – interlocutores virtuais que adquirem faces diversas, conforme a “comunidade” que freqüentam na rede. Somada à ciência da miniaturização, os equipamentos e os instrumentos estão se tornando menores e interligados, facilitando a vida cotidiana e modificando hábitos anteriormente arraigados.

O fenômeno da telefonia móvel é apenas um exemplo, pois hoje o aparelho celular, além de sua primitiva função de servir como “instrumento” facilitador da comunicação à distância, e sem um referencial geográfico fixo, também incorporou muitas outras funções, que acabam por torná-lo um aparelho multifuncional. Essa multifuncionalidade opera modificações nos costumes e no modus de vida daqueles que têm acesso a essa tecnologia.

Nesse momento já se pode acrescentar uma nova conceituação relativa às revoluções tecnológicas: Podem, e devem, ser consideradas como revoluções tecnológicas os eventos advindos da inteligência do Homem, que causem modificações substantivas nos sistemas social e produtivo da espécie humana nos diversos cantos do planeta, mesmo que tais modificações sejam processadas paulatinamente em cada sociedade considerada por si mesma.

Tais eventos deverão possuir, intrinsecamente, o condão de conduzir mudanças significativas nos métodos de produção então aceitos, alterando o meio ambiente e a organização do trabalho das sociedades nas quais sejam inseridos. Por mera questão didática, no conceito aqui expresso esses "eventos" inserem-se no conceito mais amplo de tecnologia, de novas tecnologias.

Dentro dessa revolução tecnológica vieram varias outras, principalmente na área das telecomunicações (celulares, redes de alto desempenho etc...) Portanto nota-se, que a necessidade faz a diferença quando uma sociedade necessita resolver de maneira rápida e objetiva os seus problemas. Em um mundo capitalista, que tempo é dinheiro, a tecnologia faz a diferença.

Nenhum comentário: